quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Definição de Linguística.

         A Linguística é uma ciência que estuda a linguagem humana e as diversas formas do ser humano se comunicar entre si, seja esta comunicação escrita, falada, ou através de gestos. Tal ciência é composta por teorias que estudam o seu funcionamento, e como os fenômenos acontecem. Nesta área,existe a Linguística Aplicada, em que experimentos são realizados, embora com menos frequência do que nas ciências exatas. 
         Para Margarida Petter, em Introdução a Linguística I. Objetos Teóricos, a linguagem verbal é a matéria do pensamento e o veículo da comunicação social. Assim como não há sociedade sem linguagem, não há sociedade sem comunicação. Então, podemos entender que comunicar-se é uma necessidade humana em sua vivência em sociedade. A Linguística ajuda a entender e a delinear essa necessidade eminentemente humana de comunicar-se. E ao observar a língua em uso o linguista procura descrever e explicar os fatos. O linguista procura descobrir como a linguagem funciona por meio do estudo de línguas específicas, considerando a língua um objeto de estudo que deve ser examinado empiricamente, dentro de seus próprios termos, como a Física, a Biologia etc. A metodologia de análise linguística focaliza, principalmente, a fala das comunidades e, em segunda instância, a escrita.
           Florence Carboni, em Introdução a Linguística, expõe de maneira notável que sendo a linguagem verbal uma instituição social, ela está intrinsecamente ligada à consciência e à subjetividade, embora seja compartilhada por toda uma comunidade de falantes. A linguagem pode ser instrumento de emancipação e de poder. Para assimilá-la enquanto objeto de conhecimento, elaboraram-se inúmeros modelos teóricos, cuja pretensão maior foi sempre descrever e explicar seus aspectos mais essenciais.Assim, para ela, para compreender a Linguística é necessário compreender a história do seu desenvolvimento.
             Há no meio linguístico a concepção de que a Linguística começa com Ferdinand de Saussure. Mas para o linguista francês Antoine de Meillet(1866-1936), os homens que inventaram e aperfeiçoaram a escrita foram grandes linguistas, e foram eles que criaram a Linguística.
           

2 comentários: