terça-feira, 30 de outubro de 2012

Politicas Linguísticas



       Durante décadas as políticas linguísticas viviam em exclusivo poder do estado, e por muito tempo ficaram conhecidas como planificação linguística. Esta surge em meados da década de 1960, e tem como objetivo estudar a relação entre poder e língua, ou seja, procura analisar como as decisões politicas interferem sobre o uso da língua dentro da sociedade, e se esta pode ser ou não usada em determinadas situações oficiais ou não.
       Tornou-se comum de alguns anos para cá a iniciativa de muitos indivíduos no tocante a legislar, ditar o uso correto e até intervir na forma da língua. Contudo tanto o planejamento linguístico como a politica linguística, surgiram de forma geral em conceito de estruturas mais recente.
       É importante ressaltar que as politicas linguísticas são dotadas de diversos meios e fins, um fator que muito chama  a atenção para a complexidade do tema, sujeito e atuação de  diferentes fatores.
A língua é portanto uma instituição fundamental da sociedade, logo, planejar a língua significa também planejar a sociedade.


Referência Bibliográfica

CALVET.Louis.Jean.(2007).As Politicas  Linguísticas , São Paulo: Parábola.

A Psicologia da Linguagem



       Desde os mais antigos estudos é indispensável a percepção da grande relação existente entre a linguagem e a psicologia, uma vez que é comum recorremos a métodos específicos de cada uma para a resolução de problemas da outra. A psicologia aprofunda a influência que o pensamento pode exercer dentro dos parâmetros da linguagem.
       Como uma corrente de pensamento, a linguagem é dotada de diversos meios que sintetizam o pensar do falante,independente da expressão do mesmo, seja considerada certa ou errada; logo, é indispensável a correlação existente entre os ambas.
       A linguagem é o objeto de transmissão social, adquire-se através da imitação e interação social e permite-nos organizar o conhecimento que temos de nos mesmos e do mundo exterior.
        Portanto é notável afirmar que a linguagem possui uma forte relação com o pensamento,e pode ser obtida em um elo final de cadeia de processos psíquicos que se iniciam com a existência  e que se finaliza com a palavra falada ou escrita.
        Os pensamentos na maioria das vezes concretiza-se através de palavras.Os pensamentos nem sempre ocorrem de maneira formal,por isso ,não se julga necessário a diferenciação entre as perturbações do pensamento e as alterações da linguagem.












                                                                                   

Conceitos de linguagem, língua e fala


      A linguagem é entendida como a capacidade humana de
comunicação, sendo ela diversificada e não restrita, a escrita e a
comunicação oral (língua e fala), podendo ser não-verbal, como
pode ser notado na língua de gestos (libras), utilizada por mudos
ou ate mesmo em sinais de trânsito onde a linguagem aparece
para normatizar o trânsito. Dessa forma, a linguagem não faz
julgamento de valor entre suas variantes, dando ênfase sempre
a comunicação humana, sendo ela verbal ou não.
      A língua apresenta-se como uma forma de expressão da
linguagem, sendo norma de controle da fala, ou seja, determina
um modelo a ser seguido por determinado grupo, evitando mu-
danças e diversificações do idioma, tais mudanças e
diversificações ocorrem basicamente por meio da fala, que é
uma forma individual de expressão da língua .   
       Devido ao fato de ser individual as mudanças ou alterações no idioma expressas na fala podem ser consideráveis no decorrer dos anos, como pode ser notado no fato do português atual ser diferente do falado há cem anos atrás, além disso características atuais da nossa sociedade podem causar alterações futuras, como por exemplo, a diversidade de fala entre as classes sociais que resulta no surgimento de expressões e gírias que alteram um idioma, caso ele não seja normatizado e padronizado por uma língua.

Ferdinand de Saussure

                                                                     

        Ferdinand de Saussure é considerado o Pai da Linguística Estruturalista Moderna. Ele era um gênio. Com mais ou menos 24 anos  já tinha publicado sua tese sobre as vogais do sânscrito. A partir de seus estudos, a Linguística passa a ser concebida como ciência. Ele não só descreve a Linguística como ciência, como também busca uma explicação coerente para a sua ocorrência. Uma das maiores contribuições que ele deixou foi o uso das Dicotomias. Ele estudou os opostos, como a Diacronia e a Sincronia. Diacronia é o estudo histórico de uma língua. Como ela muda, como ela evolui. E Sincronia, o estudo da língua em um determinado momento. Agora. Ele focou seu estudo na forma como as pessoas se comunicam, em como elas usam a língua para se comunicarem. O que interessa é estudar o uso que as pessoas fazem daquela língua. Para Saussure, mudanças na língua acontecem. O Curso de Linguística Geral é uma obra póstuma, escrita por seus alunos. 
      Saussure foi um pensador paradoxal. Florence Carboni(2008) cita que o seu pensamento só agora começa a ser conhecido. Em 1894, numa carta a Meillet, Saussure deixava entender que, para ele, a Linguística Geral seria apenas um instrumento analítico para trabalhar outros domínios, como a descrição das línguas e a pesquisa histórico-linguística etnolinguística, suas paixões. Em uma das suas citações, dizia Saussure preferir o "lado pitoresco de uma língua, que faz ela diferir de todas as outras como pertencente a um certo povo com certas origens".